O que é?
Um tendão é uma estrutura densa, flexível, através da qual o músculo se insere no osso, permitindo o movimento das articulações
A tendinite é o processo inflamatório do tendão. A inflamação caracteriza-se pela presença de dor e inchaço no tendão e pode acontecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.
Quais as causas?
As tendinites são causadas, maioritariamente, por movimentos repetitivos. Estas também podem surgir devido a traumas (pancadas) ou esforços excessivos.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da tendinite tem por base as queixas do doente e as alterações encontradas no exame físico e/ou nos meios complementares de diagnóstico.
O tratamento inclui principalmente o repouso, a aplicação de gelo, alongamentos e medicações analgésicas ou anti-inflamatórias.
Poderá ter indicação do médico para realizar tratamentos de fisioterapia, que desempenham um papel fundamental para a reabilitação do tendão. A fisioterapia utiliza técnicas como os ultra-sons, massagens e exercícios de força e flexibilidade de modo a devolver ao tendão as suas características iniciais.
Relembramos a importância de consultar um médico ortopedista, para que possa iniciar o tratamento adequado ao seu caso.