Síndrome Mãos – Pés – Boca

A síndrome mãos-pés-boca é uma doença altamente contagiosa que ocorre mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos, mas que também pode acontecer em adultos, e é causada pelos vírus do grupo coxsackie, que podem ser transmitidos de pessoa para pessoa ou através de alimentos, ou objetos contaminados.

 

Sintomas

 Os sintomas da síndrome mãos-pés-boca, geralmente, aparecem depois de 3 a 7 dias após a infecção pelo vírus e incluem:

  • Lesões da boca – começam como pontos avermelhados, que se transformam em pequenas bolhas e posteriormente em úlceras dolorosas, semelhantes às aftas comuns. Essas ulcerações surgem habitualmente na língua, e nas partes internas dos lábios e bochechas. O palato (céu da boca) também pode ser afetado.

 

Um ou dois dias após o surgimento das lesões da boca começam também a aparecer as lesões nas palmas das mãos e nas solas dos pés, lesões essas que não se devem rebentar, uma vez que acabam por desaparecer sozinhas em 7-10 dias.

 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da síndrome mão-pé-boca é feito pelo pediatra ou clínico geral por meio da avaliação dos sintomas e das manchas, o médico poderá ainda solicitar a realização de exames laboratoriais complementares para fechar o diagnóstico.

 

Hospital Soerad

2019-09-23T18:24:36+01:00