Sarna Humana

A sarna humana ou escabiose é uma doença cutânea infeciosa e contagiosa. É causada por um parasita, mais concretamente um ácaro chamado Sarcoptes scabie, que vive apenas na pele humana. A fêmea escava um túnel na pele, onde deposita os seus ovos, provocando uma reação alérgica

Esta doença é facilmente transmitida entre pessoas da mesma família através da partilha de roupas, lençóis ou toalhas, por exemplo, sendo, por isso, recomendado evitar o contato direto com a pele da pessoa infectada ou com suas roupas, pelo menos até ao final do tratamento.

 

Sintomas da sarna humana

Os sintomas da sarna humana surgem habitualmente entre 3 a 4 dias após o contágio e podem prolongar-se durante várias semanas. Consulte um médico se sentir:

  • Comichão ou prurido, sobretudo à noite;
  • Erupções cutâneas/Pápulas (semelhantes a picadas) em zonas sugestivas do corpo, sobretudo entre os dedos, nas mãos, axilas, seios, nádegas, genitais e abdómen. Nas crianças mais novas e nos bebés, podem atingir outras zonas, como a cabeça, as palmas das mãos e as plantas dos pés.
  • Descamação e crostas – A sarna crostosa ou norueguesa, a forma mais grave e rara de escabiose, corresponde a uma hiperinfestação por Sarcoptes scabie e atinge essencialmente pessoas com doenças que comprometem o sistema imunitário.

 

Como tratar a sarna

O tratamento para a sarna humana deve ser orientado por um dermatologista, pois pode variar de acordo com a gravidade da infestação de do tipo de pele de casa pessoa.

 

Para mais informações sobre esta doenta, marque uma consulta no Hospital Soerad.

 

 

 

 

2019-11-08T10:10:43+00:00