O que são as Cataratas?

Cataratas

O que são cataratas?

A catarata é uma doença comum na fase idosa, mas quando diagnosticada precocemente, tem tratamento e cura.

A catarata é quando a lente natural dos olhos perde sua transparência e começa a ficar baça e pode causar uma perda parcial ou total da visão, ou seja, dentro do olho existe um cristalino que ao perder transparência, vai diminuir a qualidade de visão, na maioria dos casos é aconselhável uma intervenção cirúrgica.

Podemos dizer que é uma doença de evolução lenta, e pode passar despercebida até ao aparecimento dos primeiros sintomas.

 

O que é o cristalino?

O cristalino é muito importante, é a lente natural do olho e permite a focagem não só ao perto como ao longe. Quando existe uma alteração na constituição do cristalino, existem logo alterações de visão.

 

Causas da catarata

Como já foi dito anteriormente a causa principal é o envelhecimento, o cristalino fica baço e o organismo deixa de ter capacidade de o regenerar e nutrir. As cataratas também podem ser causadas por outras situações tais como:

Doenças como diabetes e renais; infecções e inflamações oculares; cirurgias intra-oculares (glaucoma); exposição solar; medicamentos a base de corticoides, etc.

 

Sintomas

Diminuição da visão; visão embaçada; aumento da sensibilidade à luz; alteração da visão das cores; alteração da cor do olho; mudança frequente de óculos; visão dupla num olho; diminuição da visão noturna.

Quanto maior for o nível de obstrução do cristalino, os sintomas são mais intensos.

 

Tipos de Cataratas

Catarata Incipiente – A visão é praticamente normal e não possui indicação cirúrgica.

Catarata Senil – Desenvolve-se depois dos 65 anos e tem uma evolução lenta. Conhecida como a “catarata do idoso”, se o paciente tiver diabetes a catarata pode desenvolver-se de forma mais rápida. O tratamento é cirúrgico.

Catarata NuclearA catarata nuclear é frequente em pessoas idosas, potenciando o aumento da densidade do cristalino, induzindo miopia.

Catarata Cortical É caraterizada pela alteração à transparência normal do cristalino e é frequente em pacientes com diabetes. O tratamento é cirúrgico

Catarata traumática – É provocada por traumatismos perfurantes, a catarata aparece apenas no olho atingido pelo traumatismo e pode ter um desenvolvimento lento ou rápido, dependendo da forma como a cápsula lenticular foi afetada.

Catarata Subcapsular

Posterior – Localiza-se à frente da cápsula posterior e estas associada a tratamentos a base de corticoides.

Anterior – Localiza-se logo atrás da cápsula anterior e esta associada  a atividades expostas a muito calor.

O tratamento da catarata subcapsular posterior e anterior é cirúrgico.

Catarata Congénita – Está presente no nascimento ou desenvolve-se nos primeiros 6 meses de vida. Estes tipos de cataratas podem afetar só um olho (catarata congénita unilateral) ou os dois olhos (catarata congénita bilateral).

As causas deste tipo de catarata muitas vezes são provocadas por infeções (rubéola) na grávida durante os primeiros 3 meses de gestação.

Na catarata congénita o tratamento é cirúrgico.

Todos os sintomas devem ser avaliados por um oftalmologista para que seja feito um diagnóstico e um tratamento adequado a cada situação

 

Hospital Soerad

Outros artigos interessantes

2018-10-02T17:42:33+00:00