O que é o Sarampo?

Sarampo

O que é?

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, é de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, é extremamente contagiosa. O Sarampo é causado pelo vírus RNA, antes de manifestar os primeiros sintomas da doença, permanece incubado por um período médio de 10 dias, contudo, este pode variar de 7 a 18 dias.

Sintomas

Os sintomas do sarampo são: febre alta (acima de 38,5°C), dor de cabeça, manchas vermelhas (primeiro no rosto e atrás das orelhas, e em seguida, por todo o corpo), tosse, inflamação da mucosa nasal, conjuntivite, manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, falta de apetite e muita comichão.

O sarampo causa diarreias, desidratação, infecção nos ouvidos, pneumonia e encefalite, esta pode provocar lesões permanentes no cérebro.

Tratamento

Por norma o tempo de duração da doença é de dez dias, é através de hidratação, paracetamol e repouso, que se consegue aliviar os sintomas e proporcionar conforto e bem-estar.

Vacina 

O principal meio de controlar a propagação do sarampo é a vacina, pois é uma doença infecciosa altamente contagiosa que é facilmente transmitida através do contato direto com a pessoa infectada. O Sarampo além de provocar danos irreversíveis, pode ser fatal.

Primeira dose da vacina deve ser dada aos doze meses e a segunda dose deve ser dada entre os cinco e os seis anos.

Quem tomou a vacina está protegido para toda a vida e não precisa se preocupar mais.

 

Seja prudente, vacine os seus filhos.

 

Hospital Soerad

Outros artigos interessantes

2018-10-08T14:54:01+00:00