Leucemia Mieloide Crónica

A Leucemia Mieloide Crónica (LMC), é um tipo raro do cancro no sangue.

Surge com maior frequência nos homens do que nas mulheres e a sua maioria têm entre 50 e 65

 

Causa

Ainda não se sabe ao certo o motivo para o seu surgimento, no entanto sabe-se que é uma doença adquirida e não é hereditária.

A doença desenvolve-se devido a uma alteração genética nas células do sangue que faz com que estas de dividam mais do que as células normais.

Sintomas

A maior parte dos sintomas são:

– Palidez, resultante de anemia; cansaço e mal-estar; desconforto no lado esquerdo do abdómen (o baço aumenta muito de tamanho); suor excessivo; perda de peso e hematomas

Estes sintomas são causados pelo fato das células doentes tomarem o lugar das células normais na medula óssea.

Diagnostico

O corpo pode dar indícios de que algo não vai bem. Lembre-se: os sinais podem ser comuns a outros problemas de saúde, por isso é necessário consultar um médico para que este analise a frequência dos sintomas e a intensidade de cada um. Para se chegar a um diagnóstico da doença é necessário fazer exames específicos e análises clínicas para se verificar se há um aumento significativo de valores.

Tratamento

Hoje, o tratamento para a LMC está muito avançado e a maior parte dos pacientes conquista a cura completa. O médico é quem define qual a melhor opção terapêutica.

 

Importante! Quanto mais cedo a LMC for diagnosticada, melhor. O diagnóstico precoce fará toda a diferença no sucesso do tratamento.

 

Hospital Soerad

Outros artigos interessantes

2018-09-21T11:42:36+00:00