Eletroencefalograma (EEG)
O Eletroencefalograma (EEG) é um exame que avalia a atividade elétrica do cérebro, conseguida através do registo das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no mesmo, através da colocação de elétrodos no couro cabeludo.
Este exame permite avaliar e detetar anomalias no cérebro como epilepsia, demência, infeções no sistema nervoso central, perturbações cerebrais, entre outros. É aconselhado que seja feito nas diversas fases de crescimento de um ser humano, desde recém-nascidos até pacientes mais idosos.
O cérebro humano funciona através de impulsos elétricos, o Eletroencefalograma (EEG) irá registar e avaliar esses impulsos, bem como mostrar o ritmo e a intensidade dos mesmos, verificando se estão, ou não, fora do ritmo normal recomendado.
Este é um exame rápido, simples e indolor, sem contraindicações, no qual os impulsos elétricos do cérebro são registados em papel.
O exame é realizado com o paciente acordado, sentado confortavelmente numa mesa de exame. O paciente deverá estar imóvel e muito relaxado e seguir as indicações do técnico que lhe está a fazer o exame.
O Eletroencefalograma é indicado para pacientes com:
- Suspeitas de alterações da atividade elétrica do cérebro.
- Suspeitas de epilepsia.
- Suspeitas de tumor cerebral.
- Inflamações no cérebro.
- Alterações da consciência ou suspeitas de demência.
- Suspeitas de algum tipo de doença neurológica ou psiquiátrica.
- Distúrbios do sono.
- AVC
- Causas de coma.
Marcação de Eletroencefalograma (EEG)
Faça a marcação do seu Eletroencefalograma, aqui.