Dia Mundial do Canhoto – Destro ou Canhoto?

Destro ou Canhoto

Ao nascer já se traz uma preferência de um lado do corpo, mas, é na infância que se destaca qual o lado do corpo (pés e mãos) que fará as actividades na vida, através de simples comportamentos podemos observar vários sinais, tais como o a mão que ela usa para apontar, brincar e comer.

O interesse do porquê de uma pessoa nascer destra e outra canhota sempre existiu.

Antigamente, quem era canhoto era castigado e obrigado a aprender a usar e a fazer tudo com a mão direita.

Nos dias de hoje a sociedade tem uma grande tolerância para com os canhotos, já não os marginalizam como também, não os obriga a ser destros.

Todos os cientistas partem quase sempre do princípio da teoria da lateralidade que é definida pela preferência de um dos lados do corpo.

 

O que é a teoria da Lateralidade?

A teoria da lateralidade é definida pelo facto de um dos hemisférios se desenvolver mais precocemente do que o outro. Assim do lado oposto ao que primeiro se desenvolve, surgem os movimentos mais fáceis desse lado, ou seja, a tendência que cada pessoa apresenta com relação à própria lateralidade (preferência de lado). Partindo do princípio de que o corpo depende das atividades cerebrais para funcionar e segue as suas ordens, podemos dizer que a lateralidade é o diferencial de habilidades entre o lado direito e o lado esquerdo, ou seja, é o domínio hemisférico cerebral esquerdo ou direito que vai comandar o corpo. O cérebro, é dividido em dois hemisférios: o direito e o esquerdo. O lado esquerdo coordena a parte direita do corpo e o direito coordena a parte esquerda do corpo.

Segundo a lateralidade, cada pessoa tem um maior comando por uma das partes do cérebro e é aí que se define quem é canhoto e quem é destro, ou seja, os canhotos são comandados pelo lado direito do cérebro e os destros pelo lado esquerdo.

Quando as pessoas têm o domínio de ambos os hemisféricos cerebrais, têm mesma facilidade em ambas as partes do corpo.

Hospital Soerad

Outros artigos interessantes

2018-08-10T13:25:56+00:00