Cuidados a ter com o Calor

Nos dias de muito calor, a nossa saúde pode sofrer danos, caso não se tomem os devidos cuidados.

 

Antes demais, deve ter especial atenção à hidratação, o corpo liberta o calor através do suor para que este mantenha à sua temperatura normal e ao suar vai estar a eliminar água e sais minerais que são necessários, assim sendo, deve ingerir água para não comprometer o metabolismo e não sofrer de tonturas, diminuição de desempenho físico e dificuldades de concentração.

É muito importante não ter sede, pois quando a tem é sinal que já esta a sofrer uma ligeira desidratação, o ideal é ir bebendo água em pequenas quantidades ao longo do dia.

A alimentação deve conter frutas e os vegetais, pois têm grandes quantidades de água, o abacaxi é um exemplo, assim como saladas, pois são uma rica fonte de potássio e minerais necessários ao organismo, também é aconselhável sumos de frutas para repor os sais minerais e a água perdida através do suor.

Evite fritos, guisados e carnes gordas e aposte mais em peixes e grelhados.

Em relação ao que vestir, o ideal é usar roupas leves e largas em algodão pois estes absorvem o suor, não usar roupa escura pois estas absorvem mais o calor e usar roupa clara para refletir a luz solar”.

Durante o dia evite o sol nas horas de mais calor (das 10h às 16h), para que o corpo não perca muitos líquidos e se mantenha na temperatura normal, evite também a exposição ao sol pois pode provocar hipertermia (temperatura excessiva no corpo) e causar desmaios.

Por fim e para que tenha uma noite mais tranquila e durma mais fresco em noites muito quentes deve tomar um banho tépido antes de se deitar, usar roupa fresca e larga, e evitar alimentos quentes antes de dormir, não usar cobertor e arejar o espaço (se possível janela aberta).

 

Hospital Soerad

 

Outros artigos interessantes

2018-08-09T18:13:51+00:00