Asma, o que é?

ASMA

O que é?

A asma é um processo inflamatório crónico nas vias respiratórias, é uma doença crónica e causa dificuldades em respirar. A produção excessiva de muco na musculatura dos brônquios, provoca uma grande redução nos canais das vias respiratórias, dificultando a passagem de ar, um asmático tem um pulmão extremamente sensível. A falta de ar é o principal sintoma da asma e pode surgir em qualquer idade, mas frequentemente é diagnosticada na infância embora persista até a vida adulta. Viver com uma doença crónica como a asma requer muita aceitação e dedicação para conviver bem com a doença.

 

Causas

Não se sabe exatamente o que leva o desenvolvimento da asma, no entanto podemos dizer que é genético, pois a probabilidade de filho de pais asmáticos é mais elevada.

Um asmático deve ter especial cuidado com: fumo, tabaco, ambientes com atmosfera poluída, pólen, pelos de animais domésticos, pó, ácaros, temperaturas frias, gripes e constipações e alguns medicamentos (ex. anti-inflamatórios).

 

Tipos de Asma

Induzida por Exercício – Esse tipo de asma é causado, pela indução de exercícios físicos. As pessoas com asma crónica, tem os sintomas de asma durante a prática de exercícios, no entanto com o uso de broncodilatadores, pode realizar exercício normalmente.

Asma ocupacional – A asma ocupacional é causada pelo resultado da exposição da pessoa no local onde trabalha e varia com as substâncias que trabalha.

 

A asma é categorizada por quatro graus

Grau 1: os sintomas surgem menos de uma vez por semana, em geral no Inverno.

Grau 2: asma persistente leve: os sintomas surgem uma ou mais vezes na semana, e por norma uma vez por dia.

Grau 3: asma persistente moderada: os sintomas são diários e as crises afetam as atividades diárias da pessoa

Grau 4: asma persistente grave: os sintomas são diários e contínuos e as atividades diárias da pessoa são limitadas frequentemente durante a noite os sintomas agravam-se

 

Sintomas de crises de asma

Grande esforço para respirar; dificuldade para falar; redução da consciência ou confusão mental; lábios arroxeados ou azulados; crise de ansiedade; transpiração exuberante; e respiração ofegante.

 

Tratamento de Asma

O tratamento da asma é algo muito complexo, no entanto podemos dizer que para evitar crises graves de asma, há que ter a noção que a prevenção e extremamente necessária. A medicação de uso contínuo serve para minimizar a sensibilidade e a inflamação às quais os brônquios da pessoa asmática estão sujeitos, fazendo com que os pulmões reajam com menos intensidade aos agentes irritantes, os medicamentos contínuos funcionam para evitar que as reações aconteçam.

 

Hospital Soerad

Outros artigos interessantes

2018-10-08T14:43:57+00:00