Terapia da Fala

 

O Terapeuta da Fala pode intervir em várias etapas da sua vida, não havendo uma idade definida para procurar a ajuda deste profissional.

Desde o nascimento, o Terapeuta da Fala tem um papel fundamental na função alimentar e no desenvolvimento comunicacional do bebé.

Em crianças em idade pré-escolar a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais, motoras orais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações. Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento da linguagem, mas se estiver abaixo do padrão esperado para a sua idade, existe motivo para preocupação, devendo efetuar uma avaliação preventiva da linguagem, realizada pelo Terapeuta da Fala, para que a criança não atrase o seu desenvolvimento.

Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.

Na idade adulta, o seu foco  de intervenção é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição.

 

Uma intervenção atempada é sempre a mais adequada.

 

 

Terapeuta da fala

ANABELA TEODORO (link)

 

Especialidade: Terapia da Fala

 

Outros artigos interessantes

2018-06-06T12:36:04+00:00