Urofluxometria

A Urofluxometria é um exame de diagnóstico que tem como objetivo estudar as características do fluxo urinário, nomeadamente o volume de urina que passa pela uretra e o tempo de duração da micção. Ou seja, avalia o ato fisiológico da micção. Assim, o especialista consegue avaliar o desempenho da bexiga e da uretra, estudando a dinâmica dos músculos perineais e assim prever se existe algum descontrolo entre a atividade de micção e estes músculos.

Através da realização deste exame, o especialista consegue diagnosticar vários tipos de disfunções miccionais como a incontinência urinária, lesões neurológicas da bexiga ou patologias relacionadas com a próstata.

Para realizar este exame o utente deve estar com a bexiga cheia. Durante o exame é pedido ao paciente que urine para dentro de um aparelho apropriado para o efeito, que está em conexão com um computador. Neste momento é calculada a velocidade do jato de urina para posteriormente ser analisada por um especialista. Uma Urofluxometria demora entre 5 a 10 minutos a ser realizada.

Este tipo de exame é recomendado, principalmente, a homens depois dos 50 anos com problemas de micção, causados pelo aumento da próstata. A Urofluxometria permite obter um melhor diagnóstico e proceder a um melhor tratamento de patologias relacionadas com a próstata.

Marcação de Urofluxometria

Faça a marcação da sua Urofluxometria no Hospital SOERAD, aqui, através do nosso site.

Urofluxometria em

Torres Vedras

Lourinhã

Peniche

Cadaval

Bambarral

Óbidos

Caldas da Rainha

Arruda dos Vinhos

Sobral de Monte Agraço

Alenquer

Mafra