Eletromiograma (EMG)

O Eletromiograma é um exame auxiliar de diagnóstico que permite estudar o funcionamento do sistema nervoso periférico e dos seus músculos. Este exame permite, ainda, verificar alterações dos nervos periféricos, diagnosticando doenças neuromusculares congénitas ou adquiridas, como por exemplo, a Esclerose Múltipla ou a Esclerose Lateral Amiotrófica.

O exame consiste no registo das atividades elétricas dos nervos. Os estímulos elétricos permitem detetar a condução dos diferentes nervos periféricos através da introdução de um elétrodo no músculo que permite o registo e análise da atividade muscular.

O Eletromiograma é realizado em duas partes: a neurografia e a eletromiografia. A primeira irá estudar a velocidade de condução nervosa dos nervos do paciente, a segunda irá avaliar a atividade dos músculos através da introdução de pequenas agulhas em músculos selecionados.

O exame deverá ser realizado com o máximo conforto e relaxamento possível. Não necessita de qualquer preparação prévia, no entanto, deverá utilizar roupa larga e confortável, que permita ter acesso fácil às zonas que irão ser analisadas.  O exame demora entre 30 a 60 minutos, variando o tempo médio do exame consoante a patologia do paciente.

Poderá sentir algum desconforto após o exame, nos locais de introdução da agulha poderão formar-se pequenos hematomas, mas algo normal.

Marcação de Eletromiograma (EMG)

Não deixe de marcar o seu Eletromiograma, aqui, no Hospital SOERAD.

Eletromiograma (EMG) em

Torres Vedras

Lourinhã

Peniche

Cadaval

Bambarral

Óbidos

Caldas da Rainha

Arruda dos Vinhos

Sobral de Monte Agraço

Alenquer

Mafra