Eco Doppler Transcraniano

O Eco Doppler Transcraniano é um tipo de exame médico de diagnóstico, baseado no sistema de Doppler de emissão de ultrassons de baixa frequência. Este exame avalia a circulação sanguínea dos principais vasos intracraniano, ou seja, a velocidade do fluxo de sangue nas principais áreas do cérebro.

Este exame permite a análise das principais artérias cerebrais, contribuindo para a avaliação e acompanhamento de pacientes com doenças cerebrovasculares como acidentes vasculares cerebrais, hemorragias intracranianas, de uma forma rápida, segura e não invasiva. O Eco Doppler Transcraniano pode ser repetido as vezes que forem necessárias, sem qualquer risco para o doente.

O Eco Doppler Transcraniano deverá ser realizado em pacientes com os seguintes sintomas:

  • Situações de tontura, vertigem, síncope e doença vascular cerebral.
  • Na suspeita de estreitamento das artérias basais do encéfalo.
  • Avaliação do padrão e efetividade das circulações colaterais intracranianas em doentes que apresentam lesões intracranianas.
  • Avaliação e seguimento de pacientes com traumatismos nas principais artérias intracranianas após a ocorrência de algum tipo de hemorragia no cérebro.
  • Deteção de embolia cerebrais.
  • Na suspeita de hipertensão intracraniana.

 Marcação de Eco Doppler Transcraniano

O Eco Doppler Transcraniano é realizado com o paciente em posição deitada. O médico especialista encosta o dispositivo em determinadas regiões da cabeça do paciente com o objetivo de detetar sinais de fluxo sanguíneo nas artérias do cérebro.

O Hospital SOERAD possui especialistas na realização e avaliação deste tipo de exame. Marque o seu, aqui.

Eco Doppler Transcraniano em

Torres Vedras

Lourinhã

Peniche

Cadaval

Bambarral

Óbidos

Caldas da Rainha

Arruda dos Vinhos

Sobral de Monte Agraço

Alenquer

Mafra