Desenvolvimento da Linguagem

O desenvolvimento da Linguagem

 

A aquisição da linguagem (natural e espontânea) é uma capacidade da espécie humana, independentemente da raça e da cultura de cada grupo social” (Sim-Sim, 1998).

 

A aquisição da Linguagem é provavelmente um dos marcos mais importantes no desenvolvimento da criança. Regra geral esta aquisição é feita sem grande dificuldade, ainda mesmo antes de falar a criança já comunica através do choro, do olhar, do sorriso, dos gestos e movimentos do corpo. Por volta dos 12 meses diz as primeiras palavras e inicia-se o período linguístico, e aos 2 anos começa a juntar palavras. Aos 6 anos já fala corretamente e está preparada para a entrada na escola.

No entanto há crianças que apresentam algumas dificuldades ou na compreensão, ou na expressão, ou ainda na utilização da Linguagem. A forma como o desenvolvimento da Linguagem ocorre pode ser indicador de alguma alteração no ponto de vista do desenvolvimento global.

A prevalência das perturbações da Linguagem e / ou fala não é consensual, e existem estudos que apontam para valores tão dispares como 1.35% ou 27%. Numa fase inicial as dificuldades de Linguagem podem aparentemente não comprometer mais nenhum aspeto no desenvolvimento, no entanto podem ter um impacto não só na aquisição da leitura e da escrita, mas também no aspeto emocional e relacional. Muitas destas dificuldades persistirão até à idade adulta.

 

Assim, é de extrema importância estar atento a alguns sinais tais como:

  • A criança aos 6-9M não palra?
  • Aos 10M não responde pelo nome?
  • Aos 12-15M não aponta, ou não diz “mamã” ou “papá” para chamar os pais?
  • A criança aos 15M não percebe “não”, “adeus”, “papa”?
  • Aos 18M não diz pelo menos 5 palavras?
  • Aos 21M não obedece a ordens simples “anda cá”?
  • Aos 24M palra demasiado, tem ecolália, não junta palavras, não aponta partes do corpo?
  • Aos 30M a fala não é inteligível pela família?
  • A criança aos 3A não faz frases simples, ou não faz perguntas simples, ou a fala não é inteligível para estranhos?

 

Nestas circunstâncias é aconselhável uma avaliação, precoce, para a identificação das crianças em risco.

 

 

HOSPTAL SOERAD

Este artigo é de caracter Informativo.

 

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2018-06-29T19:02:56+00:00