Prognóstico Responsável por 9% das mortes por cancro no homem, com o envelhecimento da população, o cancro da próstata irá representar a realidade de quase 10% da população masculina.

Se o diagnóstico precoce da doença ainda apresenta algumas dificuldades, a confirmação do mesmo por biopsia, representa um novo desafio. A melhor opção terapêutica deverá ser sempre adequar o controlo da doença às expectativas do doente.

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula.

Este exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens. O exame de toque, juntamente com o PSA, devem ser feitos anualmente, como rotina.

É fundamental que todo o homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito.

Novembro Azul

A fim de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e os governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas à saúde do homem, surgiram diversos movimentos ao redor do globo – o Novembro Azul é um dos mais conhecidos.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o cancro da próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Cancro de Próstata. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença.

No Hospital SOERAD temos equipas de profissionais que o podem acompanhar.

Para mais informações contacte-nos através do 261 339 650.

Para saber mais informações sobre a próstata, o cancro da próstata e a sua prevenção clique aqui – criar hiperligação para novo documento em tópicos

 Hospital Soerad

Outros artigos interessantes